Nomeados

São 40 os projectos nomeados pelo Júri da 8ª edição do Prémio Boas Práticas no Sector Público, de entre as 125 candidaturas a esta edição. Conheça aqui todos os projectos que foram nomeados. Os vencedores serão anunciados no dia 11 de Novembro, na Cerimónia de Entrega de Prémios.

  • Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P.- Equipas de Cuidados Continuados Integrados: As equipas de cuidados continuados integrados domiciliários (ECCI), dotadas de carácter multidisciplinar adequado às necessidades dos cidadãos dependentes, são constituídas por profissionais dos cuidados de saúde primários que efectuam prestação de cuidados no domicílio na Região do Algarve, permitindo a estes cidadãos manterem-se no domicílio, com a maior qualidade de vida possível.
  • Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos - Boas Práticas no Atendimento a alunos com NEE: Este projecto tem, como objectivo primeiro, o empenho na causa pública pois visa receber e/ou atender alunos com Necessidades Educativas de Carácter Permanente em contexto escolar, visando a sua inclusão. Estes alunos possuem multideficência, factores que comprometem o desempenho educativo.
  • Agrupamento Vertical de Escolas de Cristelo - DAT@CRIS: A DAT@CRIS começou por ser implementada na Escola E.B.2/3 de Cristelo (sede do AVEC), no ano lectivo 2009-2010, com o objectivo de monitorizar as actividades do Projecto Educativo TEIP. Dada a crescente ameaça de burocratização dos procedimentos inerentes à actividade docente, a DAT@CRIS cresceu no sentido de minimizar a actividade administrativa docente, aumentando a eficiência dos processos.
  • Câmara Municipal da Amadora - Rede Integrada de Intervenção na Violência na Amadora: A Rede Integrada de Intervenção na Violência na Amadora tem por objectivo investigar, definir estratégias e experimentar novas metodologias de intervenção na área da Violência, que se constituam como boas práticas que possam vir a ser disseminadas noutros contextos e territórios. A intervenção é apoiada numa perspectiva sistémica, através do envolvimento de diferentes parceiros locais.
  • Câmara Municipal de Loures - Loures Carbono Zero: O projecto "Loures Carbono Zero" consiste num Plano Estratégico de Combate às Alterações Climáticas no Sector dos Transportes do Município de Loures, visando contribuir para os objectivos definidos no PNAC e para o cumprimento da meta do triplo 20, através da identificação, avaliação e medição das fontes relevantes de emissões de GEE associadas ao sector dos transportes municipais.
  • Câmara Municipal de Matosinhos - SIMPLIFICAR-ME: Simplificação da Vida ao Cidadão - projecto multidisciplinar que envolveu a alteração de todo o atendimento da Câmara Municipal de Matosinhos, mapeamento de processos e reengenharia dos mesmos. Introdução de novos sistemas de informação e mecanismos de relacionamento com o cidadão.
  • Câmara Municipal do Porto - O Novo Modelo de Gestão das Contra - Ordenações: + Gestão > Prevenção: Implementação de um modelo de gestão que garanta a tramitação e controlo do processo de contra-ordenação municipal de forma eficaz, credível e célere, assente em 4 princípios: Cooperação; Organização; Motivação e Resultados, assegurando a efectivação da justiça e a diminuição consolidada do nº de ilícitos praticados através da implementação de uma cultura de cumprimento das normas.
  • CCDR Centro - sin.pocalCENTRO, Gestão Financeira nas Freguesias da Região Centro: Cooperação técnica entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e as Freguesias da região Centro no âmbito da simplificação do processo de prestação de contas públicas.
  • Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho EPE, Unidade de Diagnóstico Pré-Natal - Diagnóstico Pré-Natal para Portugal: O projecto “Diagnóstico Pré-Natal para Portugal” teve como necessidade inicial a continuidade e a melhoria da eficácia e eficiência do Rastreio de Malformações e Aneuploidias no Primeiro Trimestre da Gravidez, por nós encetado em 2006, nos Concelhos de Vila Nova de Gaia e Espinho e a sua aplicação a todo o País.
  • Centro Hospitalar do Porto, E. P. E. - HLS - Logística Externa: O HLS baseia-se nas metodologias KAIZEN de melhoria contínua que, através de ferramentas e metodologias simples pretende identificar os desperdícios e transformá-las em melhorias. Estando já em funcionamento desde 2004, o HLS actua sobre todas as áreas do Aprovisionamento, desde a parte mais operacional até à parte mais administrativa.
  • CMPEA, Empresa de Águas do Município do Porto, EEM - Porto sem Perdas de Água: Com eficazes medidas de gestão, praticamente sem investimento, a Águas do Porto reduziu o volume de água perdida para metade em apenas oito meses. Os ganhos de eficiência permitiram, sem aumentos reais das tarifas cobradas aos consumidores, financiar grande parte dos investimentos na melhoria da rede de abastecimento de água, na conclusão da rede de saneamento e, ainda, alargar o âmbito da actividade da empresa à globalidade do ciclo urbano da água: águas pluviais, ribeiras e praias do Porto.
  • Direcção-Geral das Autarquias Locais - SIIAL, Sistema Integrado de Informação da Administração Local: Sistema central de recolha e validação da informação financeira e não financeira das autarquias, permitindo uma gestão partilhada, que beneficia as entidades Autárquicas, Administração Central do Estado e Governo. Garante através dos vários módulos e serviços informáticos, um conjunto de serviços de elevado nível de desempenho e disponibilidade de gestão das áreas de negócio das entidades envolvidas e prestação de novos serviços ao cidadão.
  • Direcção-Geral do Ensino Superior - Plataforma Online DGES, interoperabilidade entre serviços: Instrumento inovador que agiliza a atribuição de bolsas de estudo ao Ensino Superior em estreita articulação com o MTSS e com o MFAP, precursor de uma nova realidade a nível administrativo e social. Conduz o cidadão a um contacto imediato e simplificado com os serviços, sem necessidade de intermediários ou burocracias e possibilita a prestação de respostas de valor em tempo útil.
  • Direcção-Geral do Tesouro e Finanças - SIIE, Sistema de Informação dos Imóveis do Estado: O SIIE é um sistema desmaterializado de prestação e actualização de informação relacionada com os imóveis do Estado e dos Institutos Públicos, garantindo a posterior disponibilização dos dados existentes na aplicação sob as diferentes tipologias de património do Estado e sua utilização.
  • Direcção-Geral dos Impostos e Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros - Qualidade no Serviço ao Contribuinte: O Plano para a Qualidade no Serviço ao Contribuinte consiste em tornar a DGCI numa administração fiscal mais eficiente, eliminando factores de erro na acção e de atraso no reconhecimento de direitos ou na resposta a petições, aumentando a interacção com os contribuintes e colocando-os no centro do sistema.
  • Direcção-Geral dos Serviços Prisionais - Capacitar para Inovar: "Capacitar para Inovar” tem por objectivo melhorar os resultados organizacionais da DGSP através do investimento no Capital Humano, recorrendo a metodologias inovadoras como as comunidades de prática, as plataformas colaborativas, o treino de competências de ponta, as Cafetarias do Conhecimento e a dinamização de equipas de investigação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
  • EMEL, Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, EEM - SCAE, Sistema Centralizado de Apoio à Exploração: O SCAE é uma solução integrada de gestão em tempo real de toda a actividade operacional da empresa, desde a fiscalização do estacionamento da via pública, passando pelo funcionamento dos parques, pela manutenção dos equipamentos e pela actividade de colecta, de acordo com uma óptica dinâmica e transversalmente abrangente.
  • Guarda Nacional Republicana - Operação Azeitona Segura: Projecto de Policiamento de Proximidade dinâmico, adaptado à actividade agrícola de olivicultura, no concelho de Moura, distrito de Beja, iniciado no ano de 2005, com o objectivo de prevenir a criminalidade associada à mesma, nomeadamente o furto de azeitona. Através de acções dinâmicas de policiamento e conjugação de esforços de várias entidades, obteve-se a redução total daquela criminalidade.
  • Guarda Nacional Republicana - Sistema de Gestão Financeira, SicPlus: O SicPlus é um projecto da Guarda Nacional Republicana (GNR) que assegura toda a informatização dos serviços financeiros da GNR, complementando e melhorando o SIC (Sistema de Informação Contabilística da RAFE), e descentralizando a informação e a recolha de dados pelos Comandos Territoriais, Destacamentos e Postos.
  • Hospital de São João - Sistema de Consumos Online do Bloco Operatório: Identificou-se a necessidade de dotar o Bloco Operatório do Hospital de S.João de uma ferramenta que permitisse calcular de uma forma clara e objectiva o custo por intervenção cirúrgica de doente internado e ao mesmo tempo gerir o stock de material de consumo clínico consumido no Bloco Operatório Central de uma forma mais eficiente e eficaz.
  • Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. I.P. - Iniciativa "Bairros Críticos"(IBC): A Iniciativa Bairros Críticos é uma iniciativa interministerial experimental, que se diferencia por focalizar no território, contrariando a(s) visão(ões) sectorial(ais) restrita(s); promover a criação e consolidação de redes estruturadas e estruturantes para a resolução dos problemas socio-territoriais; envolver a administração central e organismos desconcentrados, administração local, ONGs e, a prazo, sector privado (em processos de governaça multinível); apostar num modelo de partilha, co-responsabilização da gestão e co-produção/execução das acções.
  • Instituto da Segurança Social, I.P. - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais: Sistema de Qualificação das Respostas Sociais constituído por um conjunto de instrumentos técnicos para apoiar o desenvolvimento de processos de gestão da qualidade nas respostas sociais, visando a promoção e melhoria do funcionamento da rede de equipamentos e serviços de apoio social, para a satisfação das necessidades e expectativas das populações a quem se destinam.
  • Instituto da Segurança Social, I.P. - SCORE Compras: O projecto consistiu na reengenharia e implementação de serviços partilhados (comuns) nas Compras, com particular enfoque na análise da viabilidade, no desenvolvimento do modelo operacional (pessoas, processos, sistemas), na definição da estratégia de compras e no acompanhamento da implementação.
  • Instituto da Segurança Social, I.P. - SCORE RH: O projecto de modernização consiste no desenvolvimento de um conjunto coerente de acções, promovendo a inovação, desenvolvimento e reestruturação, através da adopção de abordagem por processo de RH orientada ao cliente e aos resultados; implementação de modelo organizativo e de gestão partilhada e recursos racionalizados; e implementação do Contact Center do DRH.
  • Instituto do Desporto de Portugal, I.P. - Circulação documental electrónica: Implementação de uma solução de Gestão Documental, transversal a todas as Direcções Regionais e Unidades Orgânicas, que tem como objectivo optimizar os métodos de trabalho e efectuar o controlo da circulação da informação, permitindo melhorar a qualidade e rapidez na prestação dos serviços e desmaterialização e agilização do circuito documental, evitando dispersão de informação e promovendo a transparência na Administração Pública.
  • Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. - Casa Pronta: O serviço Casa Pronta permite realizar de forma imediata, num único balcão de atendimento, sem deslocações inúteis, todas as formalidades necessárias à concretização dos seguintes actos sobre imóveis: compra e venda, mútuo e demais contratos de crédito e de financiamento celebrados por instituições de crédito, com hipoteca, com ou sem fiança, hipoteca e a transferência de créditos, doação em pagamento, permuta e doação.
  • Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. - Automóvel Online: O Projecto Automovelonline, veio a permitir a submissão de pedidos de registo automóvel, via online, legalizando um veículo, com maior comodidade e simplicidade, evitando-se deslocações aos serviços de registo, por parte das empresas e dos cidadãos, reduzindo-se os inerentes custos.
  • Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. - e-Certidões: O projecto e-Certidões abrange todos os serviços de disponibilização de informação, com valor de certidão, dos registos civil, predial, comercial e de veículos, actualizada em tempo real e requerida através da Internet e consultável pela mesma via, em qualquer momento, mediante a introdução de código de acesso, sem necessidade de deslocação a um serviço de registo.
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial, I.P. - Teletrabalho, Realização, Motivação e Desempenho: O teletrabalho, enquanto forma diferente de organização do trabalho, permite aos colaboradores desenvolverem a sua actividade profissional maioritariamente fora do INPI, recorrendo às modernas Tecnologias de Comunicação. Na génese deste projecto esteve a criação de soluções para que os colaboradores pudessem compatibilizar as suas necessidades pessoais com a sua satisfação profissional.
  • Instituto Superior de Engenharia do Porto - SIMPLEXmente Académico: A plataforma “SIMPLEXmente Académico” permite ao estudante realizar os procedimentos académicos habituais (matrícula/inscrição, requerimentos, obtenção de estatutos, diplomas/certidões, pagamentos, entre outros) sem se deslocar aos serviços, através de uma plataforma electrónica, sem filas de espera, disponível 24 horas por dia.
  • Instituto Superior Técnico - Projecto Fénix: O projecto Fénix tem como objectivo o desenvolvimento de um sistema integrado de informação académica para o sistema universitário. Desenvolvido no IST em modo open source e já adoptado por várias outras instituições, é hoje um instrumento central na gestão de todos os processos académicos, na comunicação dentro da comunidade do IST e entre esta e o exterior.
  • IPO Francisco Gentil - Criar Excelência em Laboratório: Projecto de criação de excelência no Laboratório de Virologia através de uma politica de qualidade e acreditação e investimento em tecnologia in house que permitiu obter resultados mais fiáveis, aumentar o número de ensaios e diminuir a dependência exterior, passando também a ser prestador de serviços a outras entidades.
  • Lisboa Ocidental, Sociedade de Reabilitação Urbana, EEM - Projecto Lisboa Ocidental: A empresa foi constituída com o objecto social de promover a reabilitação urbana da sua zona de Intervenção, declarada área crítica de recuperação e reconversão urbanística e que envolve áreas das freguesias da Ajuda, Alcântara e Santa Maria de Belém.
  • Ministério da Educação, GEPE - Portal das Escolas: O Portal das Escolas é uma plataforma electrónica concebida pelo Ministério da Educação (ME) para a partilha de Recursos Educativos Digitais (RED), o ensino a distância, a comunicação, o trabalho colaborativo e o acesso a serviços de apoio à gestão escolar, em funcionamento desde Junho de 2009.
  • Ministério da Educação, GEPE - SIGO, Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa - Adultos: A implementação do Sistema de Informação e Gestão da Oferta (SIGO), componente central da Iniciativa Novas Oportunidades, visou contribuir para o desafio da qualificação da população portuguesa, nomeadamente através da gestão integrada do conjunto da oferta existentes no âmbito da qualificação da população adulta.
  • Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - Sistema de Informação e Gestão Automatizada de Processos (SIGAP): O Sistema de Informação e Gestão Automatizada de Processos (SIGAP) permite responder a um necessidade de agilidade em termos da execução e controlo dos processos de negócio alinhada com apresentação de elevados níveis de serviço ao cidadão, garantindo não só a informação sobre o estado do processo ao cidadão, como também a sua gestão dinâmica.
  • SMAS Tomar - Mudança Passo a Passo: Este projecto é um conjunto de mudanças estruturais e processuais que possibilitam uma maior capacidade de resposta ao cliente e uma melhor utilização dos recursos disponíveis, aumentando a qualidade do serviço prestado. A sua implementação é efectuada de forma faseada, cimentando conhecimentos e experiência, não se correndo o risco de não alcançar os resultados pretendidos.
  • Turismo de Portugal, I.P. - Dashboard SICGesT, Sistema Integrado de Monitorização Online: Este projecto surge  com o objectivo de centralizar a informação de gestão e de permitir a sua  fácil interpretação através de representação gráfica. A informação  disponibilizada é considerada vital para o eficaz e eficiente desempenho  das funções do Turismo de Portugal permitindo, assim, aos responsáveis  das várias áreas o acompanhamento dos seus resultados.
  • Universidade de Lisboa, Centro de Serviços Comuns - SPUL, Serviços Partilhados da Universidade de Lisboa: O SPUL foi criado para, através da gestão racionalizada dos recursos da UL, levar a cabo as actividades, comuns a todas as UO da UL, ligadas à gestão administrativa e financeira, permitindo que os responsáveis da Faculdades, os seus docentes e investigadores, foquem os recursos de que dispõem nas tarefas académicas e científicas, aprofundando a sua autonomia no plano científico e pedagógico.
  • Universidade do Algarve - Sistema Electrónico de Execução Orçamental: Sistema de Informação, baseado na Web, desenvolvido, única e exclusivamente, com recurso a software livre, assegurando, para a globalidade da Instituição, a Execução Orçamental e a implementação de um workflow para a execução dos procedimentos de Contratação Pública, de acordo com a legislação em vigor.