FLAD

FLAD

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento é uma instituição portuguesa, privada e financeiramente autónoma.
Pretende contribuir para o desenvolvimento de Portugal, através do apoio financeiro e estratégico a projectos inovadores e através do incentivo à cooperação entre a sociedade civil portuguesa e a americana.

Criada em 1985, nasce da decisão do Estado português de criar uma instituição de direito privado que de forma perene, flexível e autónoma, promova as relações entre Portugal e os Estados Unidos, visando, com este intercâmbio, o desenvolvimento económico, social e cultural português. O seu património inicial constituiu-se através de transferências monetárias feitas pelo estado Português, e provenientes do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA (1983). Foi dotada com um capital de 85 milhões de euros e, desde 1992, vive exclusivamente do rendimento do seu património.

Entre 1985 e 2007, apoiou 12.806 projectos, que se traduziram num investimento de mais de 116 milhões de euros. O capital da Fundação cifrava-se, em finais de 2007, em 134 milhões de euros. Nesta verba não está incluído o valor do edifício-sede. (Informação Financeira)

O apoio da Fundação é canalizado de diversas formas, incluindo concessão de bolsas, apoio a projectos institucionais e programas de formação e intercâmbio (Bolsas e Projectos). Uma parte importante da actividade da Fundação consiste no lançamento de projectos próprios, que gere individualmente ou em parceria com outras instituições. 

A Fundação é um membro activo das principais redes internacionais de fundações. Pertence ao Conselho de Administração do Centro Europeu de Fundações (EFC) com sede em Bruxelas e está representada no seu Comité Jurídico.
É ainda membro do Council on Foundations, instituição que nos EUA reúne fundações americanas ou que operam nos Estados Unidos.
Encontra-se igualmente associada ao Bellagio Forum for Sustainable Development - grupo de fundações dos EUA e da UE que se dedicam a promover a concessão de subsídios no domínio ambiental e colaboram em iniciativas destinadas a apoiar a governação sustentável.

Mais informações em www.flad.pt