7ª Edição - Candidatos

A esta edição candidataram-se 116 projectos, com a seguinte distribuição:

 Grupo da Entidade  %
 Administração Local 38
 Adm. Central Directa e Adm. Regional 22
 Prestadores de Cuidados de Saúde 21
 Adm. Central Indirecta e Instituições de Utilidade Pública 11
 Instituições de Ensino 09

Consulte aqui as entidades e os projectos candidatos à 7ª edição do Prémio Boas Práticas no Sector Público. Informamos que a informação publicada nesta secção é da responsabilidade da entidade candidata.

  • Câmara Municipal da Maia - Sistema Informático de Gestão de Refeitórios Escolares do 1º CEB
  • Câmara Municipal de Cantanhede - Bolsa de Ideias. A Bolsa de Ideias consistiu na criação de um módulo disponível na aplicação Intranet do Município, de uso exclusivo para colaboradores, para onde estes pudessem colocar as suas ideias sobre várias temáticas, enquadradas nos processos do Sistema de Gestão de Qualidade, que quando implementadas teriam implicações positivas na sua avaliação de desempenho (SIADAP - quotas).
  • SMSB Viana do Castelo - Serviço Público com Focalização no Cliente: Este projecto visa a focalização das actividades dos SMSB VC no Cliente, o Munícipe, bem como a sistematização de procedimentos e metodologias essenciais a uma modernização administrativa. Os objectivos chave do projecto apresentado são: Garantir a Qualidade da Água; Melhorar a Operacionalidade dos Sistema de Água, Saneamento e Resíduos e Apostar na Gestão Pública Eficiente.
  • Instituto Geográfico do Exército - SERVIR: O projecto Sistema de Estações de Referência GNSS VIRtuais (SERVIR) permite pela primeira vez que Portugal disponha de uma plataforma electrónica assente na rede de comunicações das Forças Armadas, com antenas em Unidades Militares e centro de cálculo no IGeoE, fornecer correções diferencias em rede a receptores GPS, permitindo que estes obtenham em tempo real coordenadas até 10 cm.
  • Câmara Municipal da Lourinhã - Balcão do Munícipe Online: O Balcão do Munícipe é um ponto de acesso, disponibilizado através do site municipal, que possibilita aos munícipes o acesso a diversos serviços da Câmara Municipal sem necessidade de deslocação física até aos nossos serviços e com ganhos na celeridade processual e redução de custos.
  • Câmara Municipal de Ourique - Transportes Serra Acima: O projecto "Transportes Serra Acima” vem dar resposta às dificuldades sentidas pelos habitantes de Santana da Serra: o isolamento e as débeis acessibilidades que caracterizam a Freguesia de Santana da Serra situada no concelho de Ourique facultando, assim, transporte gratuito de forma regular e permanente, a todos aqueles que precisam de deslocar-se das suas habitações.
  • Câmara Municipal de Alvaiázere - Modernização Administrativa Online: Agrupamento, num só piso e numa só divisão do edifício, de um balcão front-office do estilo open-space, multi serviços integrado, que congrega diversas valências nomeadamente informações, licenças, registos, preenchimento de impressos, tesouraria, serviços municipais, entre outros.
  • Câmara Municipal de Alvaiázere - Balcão Único:O projecto visa essencialmente a promoção das Tecnologias da Informação e da Comunicação na óptica Município/Munícipe de modo a tornar mais eficaz e eficiente todos os procedimentos inerentes à missão da Autarquia, com benefícios para o publico em geral bem como para o meio ambiente.
  • Universidade de Lisboa - Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação de Qualificações: O Gabinete foi criado para desenvolver as acções necessárias à organização do processo de acesso, acompanhamento e creditação dos maiores de 23 anos na Universidade de Lisboa e à organização do processo de creditação dos estudantes-trabalhadores, promovendo todo o apoio necessário,  designadamente, através do sítio da Universidade de Lisboa na Internet, para além do apoio presencial e por telefone.
  • Câmara Municipal de Tavira - Guia do Munícipe: Em formato de caderno prático, o Guia do Munícipe apresenta-se como uma compilação de quase tudo o que é necessário saber sobre Tavira. Nas suas, quase cem, páginas, podemos encontrar informações sobre o Município, serviços prestados na autarquia, Acção Social, Ambiente, Cultura e Desporto no concelho, bem como uma série de contactos de serviços de utilidade pública no concelho.
  • Câmara Municipal de Trofa - Gabinete de Igualdade: O Gabinete para Igualdade aposta numa actuação de prevenção e combate à violência Doméstica originando uma compreensão transversal das respostas a conceder a esta problemática, através da promoção de uma cultura para a cidadania e para a igualdade de oportunidades, apostando no reforço de campanhas de informação/formação e do apoio e acolhimento das vítimas numa lógica de reinserção e autonomia.
  • Guarda Nacional Republicana - Curso de Comunicação e Atendimento: Através de um conjunto de acções de formação, pretende-se habilitar os militares dos serviços de Atendimento com um conjunto de métodos e técnicas de comunicação capazes de responder às necessidades e expectativas da população civil em matéria de serviço público/serviço próximo do cidadão.
  • Guarda Nacional Republicana - O Sistema Integrado de Informações Operacionais Policiais: consiste num Sistema baseado num repositório único, centralizado e alargado a todo o dispositivo, que permite à Guarda o suporte à Decisão/Acção, baseado em informação alargada e em tempo real, bem como a uniformização de procedimentos em toda a hierarquia da Guarda Nacional Republicana.
  • Câmara Municipal de Aveiro - Gabinete de Atendimento Integrado: O Gabinete de Atendimento Integrado pretende acima de tudo ser um atendimento centrado no cidadão, de acordo com as suas necessidades, para que com um único interlocutor se possa prestar todos os serviços, bem como a resolução dos mesmos, criando assim um sentimento de aproximação entre os munícipes e a administração.
  • Instituto de Emprego e Formação Profissional - Programas Ocupacionais: Simplificação, racionalização e automatização dos procedimentos de acesso aos Programas Ocupacionais (POC), medida de emprego que visa proporcionar a desempregados subsidiados ou em situação de comprovada carência económica uma ocupação socialmente útil, enquanto não lhes surgirem alternativas de trabalho ou de formação profissional.
  • Câmara Municipal de Palmela - SIG Palmela: O projecto “SIG Palmela” disponibiliza ao munícipe/cidadão o acesso a informação geo-referenciada, promove a partilha de informação (o cidadão pode expor as suas expectativas e necessidades, assinalando num mapa, através da ferramenta de envio sugestões/reclamações da plataforma) e a interoperabilidade entre serviços.
  • Direcção Regional de Organização e Administração Pública - BEP Açores: A BEP-Açores é uma assertiva ferramenta de trabalho para a gestão centralizada dos recursos humanos da administração regional, apoiando a gestão dos Quadros Regionais de Ilha. Concentra num único local, com carácter de obrigatoriedade e exclusividade, todas as ofertas de emprego público e mobilidade, bem como a publicitação de todos os actos administrativos relativos a pessoal.
  • Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade - Gabinete do Empreendedor: O Gabinete do Empreendedor é um centro de informação e aconselhamento dirigido a actuais e futuros empresários. Estes Gabinetes, instalados em oito das nove ilhas dos Açores, permitem a descentralização da informação, colocando-a próximo dos seus destinatários, agregando toda a informação que se insere no âmbito do ciclo de vida da empresa.
  • Direcção Regional da Educação e Formação - Concurso de Pessoal Docente Online: O projecto Concurso de Pessoal Docente on-line é uma medida de inovação e simplificação administrativa, que consistiu em tornar o processo de concurso de pessoal docente da Região Autónoma dos Açores, que era totalmente manual, num procedimento integralmente electrónico online.
  • RIAC - Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão, I.P.- Rede Integrada de Apoio ao Cidadão: A RIAC – Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão, I.P. é um instrumento de modernização da administração pública, tendo como atribuições a racionalização, modernização e qualidade do atendimento da administração regional, com vista à melhoria da interacção desta com os cidadãos.
  • Câmara Municipal da Trofa - TrofaBUS: Espaço móvel e alternativo de estudo, formação e informação, cultura e lazer acessível a todos os munícipes do concelho. Um autocarro itinerante, devidamente adaptado, que visa promover uma alternativa na educação e formação dos adultos, a valorização dos tempos livres. O “Trofabus” circula periodicamente pelas 8 freguesias do Concelho, oferecendo gratuitamente diversos serviços, sendo estes divulgados mensalmente nas Juntas de Freguesia, Párocos, Comunicação Social Local, cartazes e desdobraveis informativos.
  • Câmara Municipal de Penela - Criação do GAICE: O GAICE dedica exclusivamente a sua actividade às acções de criação e fixação de novas empresas, bem como apoia a reestruturação de empresas actualmente existentes e é um prestador de serviços junto de todos os agentes e para todas as iniciativas relacionadas com a promoção e desenvolvimento em Inovação, Competitividade e Empreendedorismo.
  • Direcção-Geral das Autarquias Locais - Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação Online: Permite aos municípios tramitar de forma desmaterializada e proceder ao envio online dos pedidos de consulta externa às entidades da Administração Central, directa, indirecta ou autónoma, e até a entidades certificadoras, e a estas desmaterializarem o respectivo procedimento e emitirem as respectivas pronúncias ou decisões sobre as operações urbanísticas e seus projectos online.
  • ULSA Baixo Alentejo - Cirurgia do Ambulatório: O projecto resulta da necessidade de incentivar o desenvolvimento da Cirurgia do Ambulatório, importante instrumento para o aumento da efectividade, da qualidade dos cuidados e da eficiência na organização hospitalar. As vantagens observadas são; menor taxa de complicações pós-operatórias, criação de menos stress aos utentes, possibilidade de recuperação no ambiente familiar, regresso precoce às suas actividades diárias, aumento da acessibilidade dos doentes à cirurgia e menor custo por cada tratamento.
  • Centro Hospitalar Cova da Beira - Vigilância Epidemiológica Infecções Nosocomiais: O projecto Vigilância Epidemiológica das Infecções Nosocomiais é um estudo de incidência de medição constante das infecções associadas aos cuidados de saúde que permite monitorizar continuamente a qualidade dos cuidados prestados nas principais infecções – respiratória, urinária, ferida cirúrgica, corrente sanguínea – e introduzir medidas de boas práticas.
  • DGAIEC - DGITA: Sistema Integrado dos Meios de Transporte e da Declaração Sumária: O Sistema Integrado dos meios de transporte e da declaração sumária (SDS) implementa e gere a simplificação, racionalização e harmonização dos procedimentos legalmente exigidos desde a apresentação dos meios de transporte e das mercadorias introduzidas ou expedidas do território aduaneiro nacional até à atribuição de um destino aduaneiro.
  • Serviço Regional de Estatística dos Açores - Portal do SREA: O projecto, ferramenta importante para a definição de medidas de gestão empresarial e de política, consistiu na redefinição do “sistema de estatísticas de conjuntura económica” procedendo também à automatização da actualização e recolha dos dados, procedimento crucial já que são múltiplas as suas fontes e a informação produzida tem periodicidades distintas e momentos diferentes.
  • Hospital de Faro - Farmácia de Ambulatório: A criação de um espaço próprio e a presença diária de duas farmacêuticas e uma técnica na Farmácia de Ambulatório permitem assegurar, de uma forma mais personalizada, a dispensa de fármacos a 2100 doentes por mês. A filosofia dos cuidados farmacêuticos está agora muito mais adaptada às necessidades dos doentes, garantindo uma melhor acessibilidade e um atendimento mais eficaz.
  • Câmara Municipal de Torres Novas - Desempenho do Gabinete de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho: tem como objectivo identificar as maiores necessidades no âmbito da higiene, segurança e saúde no trabalho e visualizar anualmente o desenvolvimento desse desempenho, em prol da melhoria da eficiência dos Serviços Municipais.
  • Câmara Municipal de Valongo - Ora Senior Digital: O projecto dirige-se a munícipes com mais de 60 anos e visa, a pretexto da informática, contribuir para a info-inclusão, o empowerment e o bem-estar psicológico. Pretende ainda incentivar a cidadania activa e a intergeracionalidade através de actividades e projectos que contribuem para o seu bem-estar e participação como convívios, concursos, actividades lúdico-pedagógicas, etc.
  • Câmara Municipal da Maia - GAIL: Os Gabinetes de Atendimento Integrado Local, constituem um sistema articulado de respostas sociais, assegurados por parceiros de base Institucional Pública e Privada, consolidando-se, por essa via, numa relação de proximidade mais eficaz com a população do concelho.
  • Câmara Municipal de Vila do Bispo - GAD: O GAD – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento do Concelho de Vila do Bispo é uma estrutura que presta apoio à população em geral e aos agentes económicos, em particular através da implementação de acções de informação, aconselhamento e apoio técnico aos vários Programas Operacionais Regionais bem como auxilio nos processos de licenciamento e legalização.
  • Ministério da Defesa Nacional - Sistema Integrado de Gestão: O Sistema Integrado de Gestão do Ministério da Defesa Nacional (SIG/MDN) é a plataforma tecnológica comum a todos os organismos da Defesa, que materializa a adopção de procedimentos normalizados na gestão financeira, logística e de recursos humanos, permitindo a cabal satisfação do exercício das competências ministeriais consagradas na Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas.
  • Direcção Geral de Segurança Social - IDEIA: O projecto de levantamento de processos, competências e indicadores de desempenho da DGSS - projecto IDEIA – procurou, de forma simples e participada, assumir-se como uma ferramenta de gestão orientada para a combinação dos domínios do planeamento estratégico, da selecção e recrutamento, da formação profissional e da avaliação de desempenho.
  • Centro Hospitalar do Tâmega Sousa - Hospital TV: O projecto Hospital TV divulga, em emissão contínua, informações e conteúdos diversos relacionados com a Saúde, promoção de hábitos saudáveis, funcionamento do Serviço Nacional de Saúde e do Centro Hospitalar, e apresenta ainda conteúdos formativos e informativos produzidos internamente com a colaboração dos profissionais do CHTS.
  • Centro Hospitalar do Tâmega Sousa - Postais Online: O projecto dos postais consiste em disponibilizar através do site o envio de postais online aos Doentes Internados. Este projecto foi criado após constatar que a comunicação entre o doente internado e a família/amigos contribui para a recuperação do doente perante a patologia.
  • Centro Hospitalar do Tâmega Sousa - Formação Atendimento ao Público: O projecto de Formação na área do Atendimento ao Público tem por objectivo preparar e alertar os funcionários para uma boa prática de atendimento de forma a melhorar seu desempenho, e consequentemente melhorar a qualidade dos serviços prestados.
  • Centro Hospitalar do Tâmega Sousa - Linha do Utente: O serviço Linha do Utente é um conjunto integrado de ferramentas de comunicação, para uso exclusivo dos utentes, que inclui uma linha telefónica, e-mail e, sempre que necessário, atendimento presencial que permite fornecer em tempo útil uma série de informações simples que evitam, sempre que possível, a deslocação do Utente até à unidade hospitalar.
  • Centro Hospitalar do Tâmega Sousa - Infonet: A INFONET é uma aplicação informática exclusivamente interna, que permite uma maior e melhor articulação entre o CHTS e os seus colaboradores. A INFONET fornece diversas informações destinadas aos profissionais permitindo ainda uma maior rentabilização dos recursos disponíveis. Estão disponíveis na INFONET aplicações específicas para Médicos, Enfermeiros, Administrativos, Técnicos, entre outros.
  • Câmara Municipal da Trofa - Oficina do Idoso: Este projecto oferece à população com mais de 65 anos, apoio domiciliário para a realização de pequenas reparações, ao nível de canalização, electricidade, serralharia e intervenções consideradas de pequena bricolage. Quando necessário acompanha um Técnico de Intervenção Social para analisar a situação e encaminhar para outro tipo de apoios.
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra - MGP: O projecto MGP consiste na formulação e implementação de um método de gestão de e por projectos de I&DT, que permite aos intervenientes no projecto obterem o apoio profissional de gestão, com vista à melhoria da execução técnica, administrativa e financeira do projecto.
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra - OPIVA: O projecto consistiu na definição e implementação de novos processos para optimização do tratamento dado ao IVA na FCTUC, através da adopção do método pro rata, para que com um maior desenvolvimento da área da fiscalidade se explore uma nova fonte de receita.
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra - SFP: O projecto consistiu na (re)definição dos serviços financeiros existentes e dispersos na FCTUC em serviços financeiros partilhados por todas as unidades orgânicas, para que se transformasse num serviço de suporte que satisfaz as necessidades dos utilizadores e contribui com mais valor para a realização das actividades que a Faculdade prossegue: ensino e investigação.
  • Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis - Balcão Único: Numa lógica de desburocratização, agilização e maior interactividade com o cidadão, o MOA desenvolveu o projecto “GAM – Balcão Único”, baseado nas TIC’s. Assim, o MOA dispõe actualmente de uma ferramenta online que agiliza os procedimentos entre o Município e os munícipes, tornando-os mais céleres, e com toda a segurança, ao incorporar certificação digital via Cartão do Cidadão.
  • Câmara Municipal de Baião - UMS: A Unidade Móvel de Saúde de Baião constitui um projecto idealizado e materializado por uma parceria entre o Município de Baião e o Centro de Saúde de Baião/ARS-Norte, permitindo aos cidadãos um serviço de saúde móvel, objectivando a melhoria e a acessibilidade desse apoio, em virtude da complexa assistência verificada no concelho.
  • Câmara Municipal da Madalena - Licenciamento na Hora: O “Licenciamento na Hora” consiste na eficiência e celeridade processual, agilizando procedimentos para quem necessite dos serviços Camarários tenha resposta eficiente e eficaz, em tempo imediato, da parte dos serviços. Requer-se simplificar os processos, reduzindo e simplificando também os encargos administrativos para os cidadãos e para o Munícipe.
  • Câmara Municipal de Sátão - GAM: O GAM, Gabinete de Atendimento ao Munícipe, é um serviço de atendimento único que conta com um serviço de videoconferência. Este projecto está ao dispor do cidadão diariamente e a sua mais-valia, é dar uma resposta humana em tempo real, permitindo a todos os satenses, principalmente aos emigrantes deste concelho, acederem a este serviço sem se deslocarem.
  • Hospital de Santo André - CirAmb 24: A necessidade de melhorar os procedimentos relativos à informação, apoio e acompanhamento de utentes na Unidade de Cirurgia de Ambulatório, sentida por parte dos profissionais, deu origem à implementação do Serviço "CirAmb 24", que se traduz num acompanhamento telefónico ao utente, nas 24 horas subsequentes a uma intervenção cirúrgica e, cuja recuperação é feita em meio familiar.
  • Hospital de Santo André - Farmácia HSA: O HSA, E.P.E. implementou um projecto pioneiro e único no país. Em 1 de Setembro de 2008 abre as portas a primeira farmácia com gestão privada a funcionar no interior de um hospital, a qual funciona de forma ininterrupta durante todo o ano.
  • Hospital de Santo André - Contratualização Interna: A Contratualização Interna no Hospital de Santo André, E.P.E. traduz-se numa negociação de objectivos de desempenho, com os prestadores de cuidados de saúde, resultando dessa negociação um compromisso explícito entre ambas as partes, contemplando metas de produção, acessibilidade e qualidade e aplicando a metodologia do ciclo PDCA.
  • Câmara Municipal de Tomar - Viver em Movimento: Programa de combate ao sedentarismo e de promoção de um estilo de vida activo na idade sénior, destinado a pessoas com mais de 50 anos residentes no concelho de Tomar no qual se englobam actividades regulares – desportivas e culturais. O programa intervém também com aulas de Ginástica em Instituições (Lares e Centros de Dia) do concelho, Juntas de Freguesia e Associações.
  • Hospital de Santo André - 100 Limites ao Som: programa de intervenção ao nível dos efeitos terapêuticos do som e da música em doentes mentais crónicos, implementado pelo Núcleo de Musicoterapia SAMP no Núcleo de Doença Mental do Hospital de Santo André – Andrinos.
  • Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - A Genética vista pelos jovens: projecto em colaboração com a “Ciência Viva” que permite a alunos do Secundário (11º e 12º) ver a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática clínica. Outro objectivo é capacitá-los para investirem num projecto de vida. A integração no Serviço, incentivando o rigor e a autonomia, e ainda criando momentos de convívio, são aspectos valorizados.
  • Câmara Municipal do Seixal - Migrações e Cidadania: visa a promoção da cidadania e do diálogo intercultural especialmente vocacionado para apoiar a integração da população migrante e das comunidades culturais. Desenvolve a cooperação intermunicipal estabelecendo pontes de ligação entre a sociedade de origem e de acolhimento. Promove a educação para o desenvolvimento e intercultural.
  • Câmara Municipal do Porto - GerAcçãoGis: Gerar e gerir a acção de melhoria das condições higio-sanitárias dos pequenos e médios Agentes Económicos (AE(s)) do ramo alimentar da cidade do Porto, pelo Gabinete de Inspecção Sanitária (GIS). Projecto de apoio aos pequenos e médios AE(s) do sector alimentar, no cumprimento das obrigações legais e na melhoria da prestação dos seus serviços aos seus clientes/consumidores.
  • Câmara Municipal de Torres Vedras - Modernização Administrativa: O Projecto Modernização Administrativa e Qualidade dos Serviços do Município de Torres Vedras, assenta na melhoria da Qualidade do Acolhimento e do Atendimento, integrando um novo edifício multiserviços, um Balcão Único de Atendimento, e a normalização, uniformização e simplificação de processos e de procedimentos, visando a satisfação de todas as necessidades e expectativas dos clientes.
  • Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho - Medicina Transfusional Hospitalar:  O âmbito de actividade foi certificado com sistema de gestão da qualidade NP EN ISO 9001:2000 e acreditado por requisitos de competência NP ISO/IEC 17025:2005 para aumentar os níveis de segurança na medicina transfusional, reduzir o volume de importações de hemoderivados e os níveis de desperdício de componentes do sangue e promovendo a utilização de produtos nacionais.
  • ULS Matosinhos - Gravidez na Adolescência: Vigilância e acompanhamento na gravidez, parto e puerpério, das mães adolescentes, continuando na oferta de ajuda à jovem mãe na acessibilidade dos cuidados de saúde ao seu filho, no planeamento familiar e na concretização de um projecto de vida. O atendimento é multidisciplinar com colaboração activa entre os cuidados de saúde primários e hospitalares.
  • Direcção Regional de Educação do Alentejo - Turma Mais: O projecto dirige-se tanto a alunos com dificuldades várias, como a alunos com elevado rendimento escolar. Cada grupo de trabalho é constituído até um máximo de 28 alunos provenientes ou não da mesma turma de origem, cada grupo vai desenvolver actividades que permita uma melhoria das suas prestações académicas.
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial - MAISpi: MAIS pi é um projecto que agrega diversas iniciativas desenvolvidas pelo INPI nas áreas da optimização de processos, da melhor utilização das Tecnologia de Informação e Comunicação, do desenvolvimento de soluções de eGovernment, e da desburocratização. O objectivo último é promover o uso de Marcas e Patentes, através da redução de custos de acesso e do reforço da transparência.
  • Câmara Municipal de Alcochete - Museu Municipal: O projecto visa assegurar o cumprimento integral da missão do MMA, com recurso a princípios e instrumentos de gestão adequados, garantindo a satisfação de todas as partes interessadas. Descreve-se a sinopse do percurso efectuado, desde a auto-avaliação até à construção de um Sistema de Gestão já em funcionamento, passível de Certificação por entidade externa.
  • Guarda Nacional Republicana - Mais informação, mais segurança: Através de um conjunto de acções de sensibilização, através do esclarecimento e entrega “porta-a-porta” de folhetos informativos, pretende-se sensibilizar os cidadãos para três áreas de intervenção prioritárias no momento actual, ou seja, furtos, burlas e segurança rodoviária, numa lógica de serviço público e de proximidade.
  • Administração do Porto de Lisboa - Gestão de Resíduos de Navios no Porto de Lisboa: Recolha de resíduos (sólidos equiparados a urbanos, recicláveis ou não, ou oleosos, esgotos sanitários e outros resíduos mais específicos, perigosos ou não) a navios por intermédio de plataforma informática da APL disponível na internet 24 horas/dia através da qual se gere o processo de navio em porto e a que estão ligados os agentes de navegação, a APL e os operadores contratados pela APL.
  • Gabinete Coordenador de Educação Artística - Temporada Artística: consiste na realização de uma média de 247 espectáculos por ano, em cooperação com os municípios da Região Autónoma da Madeira e 93 entidades públicas e privadas, numa perspectiva descentralizadora. Os eventos são protagonizados por 19 grupos artísticos, constituídos por alunos e docentes do GCEA, sendo maioritariamente gratuitos para a população.
  • Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Unidade de Diagnóstico Pré-Natal - Rastreio de Malformações Fetais e Aneuploidias: O projecto da UDPN visa oferecer a todas as grávidas do concelho os rastreios, ecográfico de aneuploidias e bioquímico, com o objectivo de sinalizar as grávidas de risco e diagnosticar e orientar os casos de aneuploidias e malformações fetais no 1º trimestre de gravidez, com os benefícios sociais, económicos e individuais subsequentes.
  • Câmara Municipal do Porto - Treino para a Mudança: No sentido de se adaptar aos actuais desafios da Administração Pública Local, a CMP leva a cabo um Projecto de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos com foco na satisfação pessoal e na exploração do talento individual, através de metodologias suportadas por contextos de mudança, conducentes à auto-superação contínua, do Capital Humano e da própria Autarquia.
  • Gestão de Obras Públicas da Câmara Municipal do Porto - Desenvolvimento do Modelo de Gestão: Este projecto caracteriza-se pelo desenvolvimento de um modelo de gestão adequado à estratégia da empresa e o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade.
  • Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana - Porta 65: Plataforma informática de recepção e gestão das candidaturas ao incentivo ao arrendamento por jovens de habitações para residência permanente.
  • CCDR Lisboa e Vale do Tejo - Metodologia de Implementação Quadro Avaliação e Responsabilização: Esta metodologia associa medidas de desempenho observacionais com medidas prospectivas, representando-as através de quadros sintéticos facilmente apreensíveis que permitem a hierarquização das prioridades de intervenção e apoio da direcção da CCDR-LVT com vista a um desempenho excelente.
  • CCDR Centro - in-CCDR: A CCDRC optou por um Sistema de Informação que fosse transversal e que seguisse a hierarquia interna da organização. Este SI engloba a gestão documental e correio, a gestão de processos administrativos, a gestão de processos relativos à missão da organização e a informação geográfica.
  • ASAE - Tratamento de Reclamações: O Projecto pretende assegurar o tratamento célere das reclamações lavradas no Livro de Reclamações, através de uma metodologia que contribua para alavancar uma cidadania mais activa, dando simultaneamente o poder aos cidadãos de regularem o comportamento das empresas visando maior qualidade e segurança para todos os que participam no funcionamento dos mercados.
  • Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação - Finicia: O FINICIA, programa inicialmente lançado para disponibilizar mecanismos financeiros de suporte ao empreendedorismo, evoluiu para uma rede de cooperação de âmbito nacional (com exclusão da Madeira) mas com actuação de proximidade. Conta já com perto de 200 parceiros agentes facilitadores, para promoção e apoio de proximidade, no terreno, ao empreendedorismo emergente.
  • SRCTE/DRCTC - Comunicações de voz e dados do governo regional dos Açores: Projecto de comunicações de voz e dados do Governo Regional dos Açores, transversal a todos os seus Departamentos, que constitui a rede de suporte a todos os projectos desenvolvidos na área das tecnologias de informação e comunicação.
  • Autoridade Florestal Nacional - Licenciamento de caça via MB: Prestação de serviço de licenciamento de caça através da rede de caixa automática Multibanco, disponível 24 horas e em todos os locais do país, aumentando a comodidade para o cidadão e a celeridade de todo o processo.
  • Hospital de Santo André - Acolhimento e Integração de Imigrantes: O HSA, E.P.E. optou por ter uma intervenção mais activa no acolhimento e integração dos imigrantes, constituindo para o efeito, uma Bolsa de Tradutores Voluntários do Hospital e divulgando, junto dos profissionais, a existência de um Serviço de Tradução Telefónica (STT) – disponibilizado pelo ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas).
  • Hospital de Santo André - Sistema de Gestão de Filas de Espera: Este sistema prima pelo seu carácter inovador, pois permite o check-in automático em que o utente pode, de forma totalmente autónoma, fazer a admissão e pagamento das taxas moderadoras, evitando assim, os contactos administrativos interpessoais e a aglomeração das filas de espera.
  • Centro de Gestão da Rede Informática do Governo - CERDIGSEG: O projecto tem como génese a tendência de tornar mais funcional e eficiente as relações não presenciais entre Governo/Governo e Governo/Cidadão. Os objectivos visam, a conveniência e satisfação dos cidadãos, maior eficiência dos trâmites administrativos com menores custos, a transparência do aparelho do estado e a participação democrática e activa dos cidadãos através dos SI e de comunicação.
  • Centro de Gestão da Rede Informática do Governo - VoiP:O projecto VOIP – Voz sobre IP na Rede do Governo, visa equipar toda a RInG – Rede Informática do Governo com uma solução de VOIP. O projecto assume uma dimensão estratégica com comprovada racionalização de custos de comunicação para o Governo (cuja redução está estimada em 48%).
  • Universidade de Coimbra - Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho: O projecto visa proporcionar ambientes de trabalho seguros, promotores de saúde e bem-estar, baseados num sistema de gestão do risco em Segurança e Saúde no Trabalho (SST); promover o desenvolvimento de uma Cultura de Prevenção de riscos profissionais na UC; garantir um nível elevado de cumprimento da legislação nacional e supranacional em matéria de SST.
  • Hospital de Santo André - Buaaa: O projecto “buáaa” é inteiramente dedicado aos pais e ao seu bebé e consiste em prestar-lhes apoio nas 24 horas subsequentes à saída da unidade hospitalar, através de um telefonema efectuado por uma profissional de enfermagem, que coloca à disposição uma eventual prestação de apoio domiciliário. A família pode ainda recorrer, ao número 244817031, no caso de qualquer dúvida.
  • Câmara Municipal de Lisboa - Orçamento Participativo: A Câmara Municipal de Lisboa aprovou em Julho de 2008, a Carta de Princípios do Orçamento Participativo do Município de Lisboa. Este projecto visa contribuir para o exercício de uma intervenção activa e responsável dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na governação local, através da participação na decisão sobre a afectação de recursos às políticas públicas municipais.
  • Câmara Municipal do Porto - Direitos e Deveres de A a Z: O Código Regulamentar do Município do Porto é um documento pioneiro e inédito em Portugal, que congrega, de forma sistematizada todas as normas com eficácia externa do Município. O Código, e a sua contínua actualização e gestão – centralizada sem deixar de ser participada - permite uma relação sólida de transparência, segurança e confiança entre Município e munícipes.
  • Câmara Municipal de Elvas - Cartão da Idade de Ouro: Projecto de carácter social que conduz à melhoria da situação sócio-económica dos idosos com baixos rendimentos. Os utentes do Cartão da Idade de Ouro podem beneficiar de apoios nas áreas de intervenção social e saúde, possibilitando –lhes uma melhoria da qualidade de vida, gozando de uma velhice condigna.
  • Câmara Municipal de Miranda do Corvo - Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz: "Gondramaz Acessível" dotou a Aldeia do Gondramaz de condições para circulação e visita de pessoas com mobilidade condicionada. É uma intervenção pioneira em meio natural, onde se procurou conciliar a intervenção com o existente utilizando materiais adequados ao local.
  • Universidade de Coimbra - Balcão Único @ UC: A UC desenhou um ambicioso projecto de implementação de uma plataforma de gestão da informação – Balcão Único @ UC – traduzido numa primeira fase pela total reformulação do seu sítio institucional. Este sistema de gestão da informação foi desenvolvido numa plataforma open source, com grande funcionalidade e flexibilidade.
  • Universidade do Minho - Portal de Conferências: A Universidade do Minho organiza anualmente diversas conferências nacionais e internacionais. Sendo determinante para a organização de uma conferência a sua divulgação nacional e internacional, identificou-se a necessidade do desenvolvimento de uma aplicação que permitisse a sua gestão, informatizando todo o processo de submissão e revisão dos documentos envolvidos.
  • Agência para a Modernização Administrativa - Nova Aprendizagem: A Nova Aprendizagem é um projecto de desenvolvimento de competências profissionais e pessoais que pretende equacionar novas formas de participação e de realização através de metodologias inovadoras de aprendizagem. Destina-se a todos os funcionários das Lojas do Cidadão e dos Centros de Formalidades de Empresas, podendo ser aplicada junto de todos os organismos públicos.
  • Universidade do Minho - Portal AlumniUM: Este projecto integra a estratégia de aproximação da UMinho aos seus diplomados, através de um portal onde se destacam: a recolha de dados sobre o trajecto profissional dos antigos estudantes; a recolha das percepções dos diplomados e empregadores sobre a oferta educativa, visando ajustar os cursos às necessidades do mercado; e uma bolsa de emprego.
  • Centro Hospitalar Lisboa Norte - Gestão Avançada de Consignação: Desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão Avançada de Consignados, em artigos de elevado impacto nos resultados do CHLN, que permitiu uma forte redução de custos, com um aumento substancial da visibilidade, fiabilidade e robustez dos processos associados á gestão deste tipo de artigos, em estreita parceria com clientes internos e fornecedores.
  • Centro Hospitalar Porto - SIMRP: O Plano de Resposta Multivítimas do CHP, introduziu uma nova cultura na instituição, que articula os recursos existentes, clarifica cadeias de responsabilidade e permite alcançar uma capacidade de resposta não apenas reactiva, no que concerne a solicitações anómalas a partir do Serviço de Urgência, tais como catástrofes naturais, atentados, etc.
  • Instituto Regulador de Águas e Resíduos - Módulo de Qualidade da Água do Portal: O módulo de Qualidade da Água, disponibilizado em Outubro de 2007, é uma plataforma de e-government que tem por objectivo recolher, tratar, agregar e posteriormente controlar os dados relativos à qualidade da água de mais de 400 entidades gestoras do serviço de abastecimento de água, com o objectivo de melhorar a qualidade da água para consumo humano.
  • Turismo de Portugal - SICGesT: Criação de um sistema integrado de contabilidade e controlo de gestão, descentralizado e on-line, que, utilizando a desmaterialização de processos e documentos, e de utilização por todas as áreas de negócio e de apoio do Turismo de Portugal, permita um acompanhamento e controlo financeiro da actividade.
  • Direcção Geral da Política de Justiça - Implementação e monitorização do SIADAP 1: O projecto de implementação e monitorização do SIADAP 1 no Ministério da Justiça consiste no apoio técnico prestado pela DGPJ a todos os serviços do Ministério da Justiça para a correcta elaboração dos QUAR, a sua validação técnica e o acompanhamento constante do seu cumprimento, através da monitorização dos objectivos dos serviços constantes dos QUAR.
  • Direcção Geral da Política de Justiça - CITIUS: Este projecto visa garantir o sucesso do projecto CITIUS, de desmaterialização dos processos judiciais, com o seu acompanhamento diário, o apoio e envolvimento constantes dos utilizadores, a obtenção e partilha de informações de gestão entre serviços e a difusão de esclarecimentos sobre as novas ferramentas de trabalho ou sobre os procedimentos decorrentes do processo electrónico.
  • IGFCSS - Uma Cultura de Exigência, Eficiência e de Reconhecimento: A actividade assegurada pelo IGFCSS, IP exige um alto nível de competitividade com o sector financeiro no recrutamento e retenção de profissionais qualificados. Este projecto inculcou na organização uma cultura de exigência, eficiência e reconhecimento que tem viabilizado a sustentabilidade do Instituto.
  • Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - Bolsa de Formadores: O projecto Bolsa de Formadores visa a sensibilização para o acolhimento e integração dos imigrantes em Portugal e uma melhor compreensão da diversidade cultural. Para isso, disponibiliza um conjunto de acções de formação que podem ser solicitadas, gratuitamente, por qualquer entidade em qualquer ponto do país recorrendo a um formulário on-line disponível em www.acidi.gov.pt.
  • Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação - PNFADD: Com a candidatura, a DGRHE apresenta o programa nacional de formação de docentes, no âmbito da Avaliação do Desempenho Docente, realizado, numa primeira fase, entre 30 de Maio e 23 de Dezembro de 2008, destinado a suportar a aplicação do Decreto - Regulamentar nº 2/2008 de 10 de Janeiro, colmatar dificuldades e melhorar a actuação dos intervenientes do modelo.
  • Câmara Municipal de Lisboa - simpLIS: O Programa simpLiS é o programa de simplificação de práticas, procedimentos e regulamentos administrativos na Câmara Municipal de Lisboa que visa racionalizar a gestão interna, melhorar a qualidade dos serviços que presta e promover o exercício de uma cidadania activa e responsável.
  • Câmara Municipal de Águeda - Uma Administração do Séc. XXI: Alterar o posicionamento da Administração perante o Cidadão, fomentando uma relação e confiança e respeito mútuo, permite uma maior agilização de todos os processos. Reformular todo o back-office para melhor prestar o serviço, associado à melhoria do relacionamento, dá, sem dúvida, resultados espantosos.
  • Câmara Municipal de Santa Maria da Feira - NORTEAR: O NORTEAR é um projecto pioneiro, inovador e eficaz que permite a digitalização, circulação e gestão dos processos de licenciamento urbanístico em formato digital, e a sua tramitação automática, melhorando a acessibilidade, transparência e qualidade da informação, com impactos muito significativos na desburocratização, qualidade de análise técnica, transparência e rapidez do serviço público prestado.
  • Câmara Municipal de Palmela - Atendimento Municipal Integrado e Desconcentrado: O Atendimento Municipal Integrado e Desconcentrado é um projecto baseado, em simultâneo, na filosofia de balcão único, de atendimento multi-canal e de serviço de proximidade, com o qual a Câmara Municipal de Palmela pretende contribuir para o desenvolvimento do território, para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e ainda para melhorar a sua eficácia e eficiência.
  • Direcção Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública - SIR: A ADSE implementou um novo Sistema de Informação para Reembolsos, baseado nas mais recentes tecnologias de digitalização e tratamento de imagem, e num Sistema de Workflow para Gestão dos Processos de Reembolso, permitindo assim, a disponibilização on-line e em tempo real do estado dos mesmos e uma redução significativa no prazo de pagamento dos reembolsos.
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade - as novas tecnologias e a secretaria virtual
  • Polícia Judiciária - Pol.Net: Implementação de uma solução tecnológica de Gestão Documental/Gestão de Conteúdos, Workflow, Arquivo Digital e Portal – Internet, Intranet e Extranet. Desenvolvimento da funcionalidade de queixa online, com certificação digital através do Cartão de Cidadão, para um melhor serviço ao cidadão.
  • Centro Hospitalar do Porto - Melhoria de processos e layouts: Projecto de Melhoria de Processos e Layouts (HLS) com base nos trabalhos efectuados no projecto Hospital Logistics System no Armazém de Material de Consumo Clínico.
  • Câmara Municipal do Seixal - Dos Objectivos do GAS aos Objectivos Individuais: O projecto visou definir objectivos para o SIADAP e melhorar a receptividade das pessoas face ao mesmo, através da metodologia CAF e do envolvimento de todas as pessoas. Sendo de natureza interna, foram cidadãos/clientes do serviço a Administração, o avaliador e os avaliados e a sociedade a CMS, como comunidade onde o GAS está inserido.
  • Câmara Municipal do Seixal - Apre(e)nder Brincando: Na perspectiva de que as escolas são espaços onde professores e alunos podem e devem assumir uma postura criativa e interventora sobre a comunidade / sociedade, através de actividades que fazem interagir o papel de co-construtor do aluno no seu processo de aprendizagem, o Projecto desenvolveu práticas de aprendizagem produtiva focalizadas em competências sociais e de cidadania.
  • Centro Hospitalar de Lisboa Central - Sistema de Comunicação Integrada das Equipas de Saúde
  • Câmara Municipal de Paços de Ferreira - CIAC: O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Paços de Ferreira é uma entidade habilitada a promover a mediação extra-judicial de conflitos de consumo e a sensibilização dos consumidores para os seus direitos, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, a DECO e a Direcção-Geral do Consumidor.
  • Câmara Municipal de Ponta Delgada - Mais Munícipe: O munícipe no centro da missão. Novo formato de relacionamento com a transparência, rigor e celeridade como principais metas a atingir. A porta sempre aberta no edifício da municipalidade.
  • Câmara Municipal de Alcanena - Sentir Alcanena: O projecto Sentir Alcanena é uma aplicação Web que permite disponibilizar de uma forma sistematizada os inquéritos de satisfação aos utentes que são realizados um pouco por toda a autarquia. O anonimato na resposta aos inquéritos e a garantia que só quem usa os serviços pode responder aos mesmos são premissas subjacentes ao projecto.
  • Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande - PEN, Plataforma Escolar Normalizada:
    A plataforma PEN visa a integração e inclusão digital dos vários intervenientes da comunidade educativa. Esta plataforma contém módulos de comunicação que permitem que mensagens sejam trocadas entre secretaria, pais, alunos professores, tendo a opção de envio de mensagens SMS para qualquer número de telemóvel nacional ou internacional.
  • Área Metropolitana de Leiria - Leiria Região Digital: O Leiria Região Digital visa contribuir para o Desenvolvimento Regional e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente através da utilização de meios digitais para incrementar os níveis de serviço prestados pelas entidades locais. Pretende igualmente contribuir para o reforço da competitividade do tecido empresarial, e para a divulgação da Região e os seus Recursos.
  • Associação dos Técnicos Administrativos Municipais - Rede ATAM, (In)formação Online: No âmbito da sua actuação, enquanto espaço de convergência e de contacto, a ATAM entendeu como prioritário desenvolver um novo website. Este projecto foi pensado, fundamentalmente, com intuito de potenciar a comunicação com os trabalhadores da Administração Local, assumindo-se como um verdadeiro ponto de encontro na Internet.
  • Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil - SCAHIPOL: Implementação de Sistema de Custeio por Actividades, ferramenta de gestão dinâmica, ajustável às constantes evoluções do sector da saúde, que permite tomar decisões com base na informação gerada sobre recursos, processos e actividades clínicas, de forma a apurar objectivamente o custo real dos actos praticados e identificar ineficiências nos procedimentos adoptados.
  • Câmara Municipal de Santarém - Reestruturação e Modernização do DGUA: Reestruturação e Modernização do Departamento de Gestão Urbanística e Ambiente no Âmbito do Licenciamento, com o objectivo de atingir níveis de qualidade ainda mais elevados, simplificando procedimentos e contribuir para melhorar o relacionamento com o munícipe e as entidades externas.