7ª Edição - Nomeados

De entre os 116 projectos candidatos, o Júri distinguiu 42 projectos com a nomeação para o Prémio Boas Práticas no Sector Público. Saiba aqui quais foram os projectos nomeados.

  • Câmara Municipal da Maia - Sistema Informático de Gestão de Refeitórios Escolares do 1º CEB
  • Instituto Geográfico do Exército - SERVIR: O projecto Sistema de Estações de Referência GNSS VIRtuais (SERVIR) permite pela primeira vez que Portugal disponha de uma plataforma electrónica assente na rede de comunicações das Forças Armadas, com antenas em Unidades Militares e centro de cálculo no IGeoE, fornecer correções diferencias em rede a receptores GPS, permitindo que estes obtenham em tempo real coordenadas até 10 cm.
  • Câmara Municipal de Alvaiázere - Modernização Administrativa Online: Agrupamento, num só piso e numa só divisão do edifício, de um balcão front-office do estilo open-space, multi serviços integrado, que congrega diversas valências nomeadamente informações, licenças, registos, preenchimento de impressos, tesouraria, serviços municipais, entre outros.
  • Universidade de Lisboa - Gabinete de Apoio ao Acesso e Creditação de Qualificações: O Gabinete foi criado para desenvolver as acções necessárias à organização do processo de acesso, acompanhamento e creditação dos maiores de 23 anos na Universidade de Lisboa e à organização do processo de creditação dos estudantes-trabalhadores, promovendo todo o apoio necessário,  designadamente, através do sítio da Universidade de Lisboa na Internet, para além do apoio presencial e por telefone.
  • Guarda Nacional Republicana - O Sistema Integrado de Informações Operacionais Policiais: consiste num Sistema baseado num repositório único, centralizado e alargado a todo o dispositivo, que permite à Guarda o suporte à Decisão/Acção, baseado em informação alargada e em tempo real, bem como a uniformização de procedimentos em toda a hierarquia da Guarda Nacional Republicana.
  • Instituto de Emprego e Formação Profissional - Programas Ocupacionais: Simplificação, racionalização e automatização dos procedimentos de acesso aos Programas Ocupacionais (POC), medida de emprego que visa proporcionar a desempregados subsidiados ou em situação de comprovada carência económica uma ocupação socialmente útil, enquanto não lhes surgirem alternativas de trabalho ou de formação profissional.
  • Câmara Municipal de Palmela - SIG Palmela: O projecto “SIG Palmela” disponibiliza ao munícipe/cidadão o acesso a informação geo-referenciada, promove a partilha de informação (o cidadão pode expor as suas expectativas e necessidades, assinalando num mapa, através da ferramenta de envio sugestões/reclamações da plataforma) e a interoperabilidade entre serviços.
  • RIAC - Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão, I.P.- Rede Integrada de Apoio ao Cidadão: A RIAC – Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão, I.P. é um instrumento de modernização da administração pública, tendo como atribuições a racionalização, modernização e qualidade do atendimento da administração regional, com vista à melhoria da interacção desta com os cidadãos.
  • Direcção-Geral das Autarquias Locais - Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação Online: Permite aos municípios tramitar de forma desmaterializada e proceder ao envio online dos pedidos de consulta externa às entidades da Administração Central, directa, indirecta ou autónoma, e até a entidades certificadoras, e a estas desmaterializarem o respectivo procedimento e emitirem as respectivas pronúncias ou decisões sobre as operações urbanísticas e seus projectos online.
  • ULSA Baixo Alentejo - Cirurgia do Ambulatório: O projecto resulta da necessidade de incentivar o desenvolvimento da Cirurgia do Ambulatório, importante instrumento para o aumento da efectividade, da qualidade dos cuidados e da eficiência na organização hospitalar. As vantagens observadas são: menor taxa de complicações pós-operatórias, criação de menos stress aos utentes, possibilidade de recuperação no ambiente familiar, regresso precoce às suas actividades diárias, aumento da acessibilidade dos doentes à cirurgia e menor custo por cada tratamento.
  • DGAIEC - DGITA: Sistema Integrado dos Meios de Transporte e da Declaração Sumária: O Sistema Integrado dos meios de transporte e da declaração sumária (SDS) implementa e gere a simplificação, racionalização e harmonização dos procedimentos legalmente exigidos desde a apresentação dos meios de transporte e das mercadorias introduzidas ou expedidas do território aduaneiro nacional até à atribuição de um destino aduaneiro.
  • Ministério da Defesa Nacional - Sistema Integrado de Gestão: O Sistema Integrado de Gestão do Ministério da Defesa Nacional (SIG/MDN) é a plataforma tecnológica comum a todos os organismos da Defesa, que materializa a adopção de procedimentos normalizados na gestão financeira, logística e de recursos humanos, permitindo a cabal satisfação do exercício das competências ministeriais consagradas na Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas.
  • Câmara Municipal de Baião - UMS: A Unidade Móvel de Saúde de Baião constitui um projecto idealizado e materializado por uma parceria entre o Município de Baião e o Centro de Saúde de Baião/ARS-Norte, permitindo aos cidadãos um serviço de saúde móvel, objectivando a melhoria e a acessibilidade desse apoio, em virtude da complexa assistência verificada no concelho.
  • Hospital de Santo André - Farmácia HSA: O HSA, E.P.E. implementou um projecto pioneiro e único no país. Em 1 de Setembro de 2008 abre as portas a primeira farmácia com gestão privada a funcionar no interior de um hospital, a qual funciona de forma ininterrupta durante todo o ano.
  • Hospital de Santo André - 100 Limites ao Som: programa de intervenção ao nível dos efeitos terapêuticos do som e da música em doentes mentais crónicos, implementado pelo Núcleo de Musicoterapia SAMP no Núcleo de Doença Mental do Hospital de Santo André – Andrinos.
  • Câmara Municipal do Seixal - Migrações e Cidadania: visa a promoção da cidadania e do diálogo intercultural especialmente vocacionado para apoiar a integração da população migrante e das comunidades culturais. Desenvolve a cooperação intermunicipal estabelecendo pontes de ligação entre a sociedade de origem e de acolhimento. Promove a educação para o desenvolvimento e intercultural.
  • Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho - Medicina Transfusional Hospitalar:  O âmbito de actividade foi certificado com sistema de gestão da qualidade NP EN ISO 9001:2000 e acreditado por requisitos de competência NP ISO/IEC 17025:2005 para aumentar os níveis de segurança na medicina transfusional, reduzir o volume de importações de hemoderivados e os níveis de desperdício de componentes do sangue e promovendo a utilização de produtos nacionais.
  • Direcção Regional de Educação do Alentejo - Turma Mais: O projecto dirige-se tanto a alunos com dificuldades várias, como a alunos com elevado rendimento escolar. Cada grupo de trabalho é constituído até um máximo de 28 alunos provenientes ou não da mesma turma de origem, cada grupo vai desenvolver actividades que permita uma melhoria das suas prestações académicas.
  • Câmara Municipal de Alcochete - Museu Municipal: O projecto visa assegurar o cumprimento integral da missão do MMA, com recurso a princípios e instrumentos de gestão adequados, garantindo a satisfação de todas as partes interessadas. Descreve-se a sinopse do percurso efectuado, desde a auto-avaliação até à construção de um Sistema de Gestão já em funcionamento, passível de Certificação por entidade externa.
  • Administração do Porto de Lisboa - Gestão de resíduos de navios no Porto de Lisboa: Recolha de resíduos (sólidos equiparados a urbanos, recicláveis ou não, ou oleosos, esgotos sanitários e outros resíduos mais específicos, perigosos ou não) a navios por intermédio de plataforma informática da APL disponível na internet 24 horas/dia através da qual se gere o processo de navio em porto e a que estão ligados os agentes de navegação, a APL e os operadores contratados pela APL.
  • Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Unidade de Diagnóstico Pré-Natal - Rastreio de Malformações Fetais e Aneuploidias: O projecto da UDPN visa oferecer a todas as grávidas do concelho os rastreios, ecográfico de aneuploidias e bioquímico, com o objectivo de sinalizar as grávidas de risco e diagnosticar e orientar os casos de aneuploidias e malformações fetais no 1º trimestre de gravidez, com os benefícios sociais, económicos e individuais subsequentes.
  • Câmara Municipal do Porto - Treino para a Mudança: No sentido de se adaptar aos actuais desafios da Administração Pública Local, a CMP leva a cabo um Projecto de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos com foco na satisfação pessoal e na exploração do talento individual, através de metodologias suportadas por contextos de mudança, conducentes à auto-superação contínua, do Capital Humano e da própria Autarquia.
  • Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana - Porta 65: Plataforma informática de recepção e gestão das candidaturas ao incentivo ao arrendamento por jovens de habitações para residência permanente.
  • SRCTE/DRCTC - Comunicações de voz e dados do governo regional dos Açores: Projecto de comunicações de voz e dados do Governo Regional dos Açores, transversal a todos os seus Departamentos, que constitui a rede de suporte a todos os projectos desenvolvidos na área das tecnologias de informação e comunicação.
  • Autoridade Florestal Nacional - Licenciamento de caça via MB: Prestação de serviço de licenciamento de caça através da rede de caixa automática Multibanco, disponível 24 horas e em todos os locais do país, aumentando a comodidade para o cidadão e a celeridade de todo o processo.
  • Centro de Gestão da Rede Informática do Governo - VoiP:O projecto VOIP – Voz sobre IP na Rede do Governo, visa equipar toda a RInG – Rede Informática do Governo com uma solução de VOIP. O projecto assume uma dimensão estratégica com comprovada racionalização de custos de comunicação para o Governo (cuja redução está estimada em 48%).
  • Câmara Municipal do Porto - Direitos e Deveres de A a Z: O Código Regulamentar do Município do Porto é um documento pioneiro e inédito em Portugal, que congrega, de forma sistematizada todas as normas com eficácia externa do Município. O Código, e a sua contínua actualização e gestão – centralizada sem deixar de ser participada - permite uma relação sólida de transparência, segurança e confiança entre Município e munícipes.
  • Universidade de Coimbra - Balcão Único @ UC: A UC desenhou um ambicioso projecto de implementação de uma plataforma de gestão da informação – Balcão Único @ UC – traduzido numa primeira fase pela total reformulação do seu sítio institucional. Este sistema de gestão da informação foi desenvolvido numa plataforma open source, com grande funcionalidade e flexibilidade.
  • Universidade do Minho - Portal AlumniUM: Este projecto integra a estratégia de aproximação da UMinho aos seus diplomados, através de um portal onde se destacam: a recolha de dados sobre o trajecto profissional dos antigos estudantes; a recolha das percepções dos diplomados e empregadores sobre a oferta educativa, visando ajustar os cursos às necessidades do mercado; e uma bolsa de emprego.
  • Centro Hospitalar Lisboa Norte - Gestão Avançada de Consignação: Desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão Avançada de Consignados, em artigos de elevado impacto nos resultados do CHLN, que permitiu uma forte redução de custos, com um aumento substancial da visibilidade, fiabilidade e robustez dos processos associados á gestão deste tipo de artigos, em estreita parceria com clientes internos e fornecedores.
  • Instituto Regulador de Águas e Resíduos - Módulo de Qualidade da Água do Portal: O módulo de Qualidade da Água, disponibilizado em Outubro de 2007, é uma plataforma de e-government que tem por objectivo recolher, tratar, agregar e posteriormente controlar os dados relativos à qualidade da água de mais de 400 entidades gestoras do serviço de abastecimento de água, com o objectivo de melhorar a qualidade da água para consumo humano.
  • Turismo de Portugal - SICGesT: Criação de um sistema integrado de contabilidade e controlo de gestão, descentralizado e online, que, utilizando a desmaterialização de processos e documentos, e de utilização por todas as áreas de negócio e de apoio do Turismo de Portugal, permita um acompanhamento e controlo financeiro da actividade.
  • IGFCSS - Uma Cultura de Exigência, Eficiência e de Reconhecimento: A actividade assegurada pelo IGFCSS, IP exige um alto nível de competitividade com o sector financeiro no recrutamento e retenção de profissionais qualificados. Este projecto inculcou na organização uma cultura de exigência, eficiência e reconhecimento que tem viabilizado a sustentabilidade do Instituto.
  • Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - Bolsa de Formadores: O projecto Bolsa de Formadores visa a sensibilização para o acolhimento e integração dos imigrantes em Portugal e uma melhor compreensão da diversidade cultural. Para isso, disponibiliza um conjunto de acções de formação que podem ser solicitadas, gratuitamente, por qualquer entidade em qualquer ponto do país recorrendo a um formulário on-line disponível em www.acidi.gov.pt.
  • Câmara Municipal de Águeda - Uma Administração do Séc. XXI: Alterar o posicionamento da Administração perante o Cidadão, fomentando uma relação e confiança e respeito mútuo, permite uma maior agilização de todos os processos. Reformular todo o back-office para melhor prestar o serviço, associado à melhoria do relacionamento, dá, sem dúvida, resultados espantosos.
  • Câmara Municipal de Santa Maria da Feira - NORTEAR: O NORTEAR é um projecto pioneiro, inovador e eficaz que permite a digitalização, circulação e gestão dos processos de licenciamento urbanístico em formato digital, e a sua tramitação automática, melhorando a acessibilidade, transparência e qualidade da informação, com impactos muito significativos na desburocratização, qualidade de análise técnica, transparência e rapidez do serviço público prestado.
  • ADSE - SIR, Sistema de Informação de Reembolsos: baseado nas mais recentes tecnologias de digitalização e tratamento de imagem, e num Sistema de Workflow para Gestão dos Processos de Reembolso, permite a disponibilização online e em tempo real do estado dos mesmos e uma redução significativa no prazo de pagamento dos reembolsos.
  • Polícia Judiciária - Pol.Net: Implementação de uma solução tecnológica de Gestão Documental/Gestão de Conteúdos, Workflow, Arquivo Digital e Portal – Internet, Intranet e Extranet. Desenvolvimento da funcionalidade de queixa online, com certificação digital através do Cartão de Cidadão, para um melhor serviço ao cidadão.
  • Centro Hospitalar do Porto - Melhoria de processos e layouts: Projecto de Melhoria de Processos e Layouts (HLS) com base nos trabalhos efectuados no projecto Hospital Logistics System no Armazém de Material de Consumo Clínico.
  • Centro Hospitalar de Lisboa Central - Sistema de Comunicação Integrada das Equipas de Saúde
  • Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande - PEN, Plataforma Escolar Normalizada: A plataforma PEN visa a integração e inclusão digital dos vários intervenientes da comunidade educativa. Esta plataforma contém módulos de comunicação que permitem que mensagens sejam trocadas entre secretaria, pais, alunos professores, tendo a opção de envio de mensagens SMS para qualquer número de telemóvel nacional ou internacional.
  • Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil - SCAHIPOL: Implementação de Sistema de Custeio por Actividades, ferramenta de gestão dinâmica, ajustável às constantes evoluções do sector da saúde, que permite tomar decisões com base na informação gerada sobre recursos, processos e actividades clínicas, de forma a apurar objectivamente o custo real dos actos praticados e identificar ineficiências nos procedimentos adoptados.