Fixed Income Profiles and Strategies: a Deeper Analysis

Breve Descrição:

Este curso pretende o regresso aos fundamentos base de quantificação de risco para os instrumentos associados ao mercado obrigacionista. A atual crise financeira está a induzir uma alteração profunda na análise e gestão de risco por parte de todos os participantes no mercado. Neste sentido, os reguladores estão a elaborar um conjunto de novas regras que deverão minimizar o impacto potencial no balanço das instituições financeiras do andamento do ciclo económico.

Para os bancos, a entrada em vigor do acordo de Basileia III constitui um enorme desafio dado que irá exigir um melhor entendimento dos riscos associados ao valor de mercado dos ativos, ao conceito de probabilidade de incumprimento e à perda decorrente do mesmo de forma a mitigar as suas necessidades de capital e de liquidez.

Para as companhias de seguro, a regulamentação associada a Solvência II traduzir-se-á numa convergência entre as práticas atuárias e de mercado na determinação do valor das responsabilidades com impacto direto, mais uma vez, no capital e obrigando a exercício permanente de gestão entre ativos e passivos.

Por fim, para os tradicionais gestores de fundos e pequenos investidores o processo de acompanhamento de posições de investimento começa a requerer um maior conhecimento da atual dinâmica de mercado, em especial após os últimos desenvolvimentos decorrentes da recente vaga de inovação financeira.

Total horas leccionadas: 48,5

Período Candidaturas: 07 de Março de 2017

Data de Início do Curso: 07-Abril-17

Condições de elegibilidade:
O curso requer que os candidatos possuam algum conhecimento ou experiência prática relevante, em termos dos tópicos abordados de forma a poderem beneficiar inteiramente de todas as sessões ministradas.

Informações adicionais:
O valor referido inclui todo o material pedagógico, nomeadamente os livros, manuais e outra documentação de apoio, coffee-breaks,  jantar da sessão de encerramento e lugar reservado no parque de estacionamento da Universidade Católica Portuguesa.

Preço APEX: 500,00 €
Preço Geral: 2.500,00 €
Número de vagas APEX: 3
Contacto: Patrícia Rodrigues - prodrigues@ucp.pt - 217 214 220